O impacto ​da ​internet das coisas​ na ​educação 

Autores

  • Christian Garcia de Oliveira IFPR - Campus Paranavaí Autor
  • Luiz Gustavo Francisco IFPR - Campus Paranavaí Autor
  • Rafael Henrique Dalegrave Zottesso IFPR - Campus Paranavaí Autor

Palavras-chave:

Internet das Coisas, Educação

Resumo

A IoT ( ​Internet of Things ou ​Internet das Coisas ​) é um termo muito utilizado para referenciar a conexão entre todos os objetos do cotidiano, ou seja, integra o mundo real ao digital, tudo está conectado e trocando informações constantemente via internet. Desde uma pulseira inteligente que conta o número de passos e monitora os batimentos cardíacos de seu usuário, até em supermercados onde etiquetas RFID, que emitem um sinal de rádio, podem ser coladas em qualquer objeto servindo de identificação de um produto e viabilizando uma comunicação de dados para rastrear ou controlar o fluxo de uma determinada mercadoria [Lima, 2017]. Outros exemplos da ​Internet das Coisas podem ser vistos no cotidiano onde já existem, casas que são completamente conectadas à internet, até mesmo no setor da saúde, existem aparelhos que quando fixados ao dedo do paciente consegue fornecer informações como batimentos cardíacos, pressão sanguínea e temperatura corporal ajudando os médicos a obterem acesso mais rápido aos dados dos pacientes.

Dessa forma, o presente estudo tem por objetivo definir a aplicação da IoT no contexto da educaçã ​o, ​para alcançarmos o objetivo será realizada uma pesquisa bibliográfica em busca de entender o termo “Internet das Coisas” e suas possíveis áreas de aplicação. Segundo a Gartner, inc (2017), o aumento de dispositivos conectados até 2020 deve atingir em torno 20,4 bilhões, um número gigantesco em comparação com o que era em 1999, onde apenas 90 milhões de aparelhos estavam conectados. Como consequência, o fluxo de dados aumentará imensamente, sendo necessário grandes servidores para comportar o ​Big Data ​(grande conjunto de dados armazenados) e para dar sentido a todos esses dados após uma análise apurada, transformando os dados em informação.

Especificamente na área da educação houve grandes mudanças devido à IoT, o que é algo benéfico, já que através de um simples software os pais poderiam ter um feedback de desempenho de seus filhos, podendo até se informar por boletins online, os responsáveis poderiam ainda saber se seus filhos chegaram atrasados ou faltaram a aula, além de aumentar imensamente o contato entre professores e pais. Na educação superior houve muito progresso, onde é possível até mesmo estudar sem sair de casa, já que instituições de ensino superior oferecem ensino a distância e que inclusive já proporcionou que muitas pessoas alcançassem uma educação de nível acadêmico de qualidade (Mattar, 2009). 

Dessa forma, podemos concluir que a IoT vai tornar o mundo muito mais automatizado e eficiente, onde teremos cidades inteligentes, acesso à nossas casas, objetos, automóveis e nossa própria saúde, apenas através da rede, o que irá permitir uma melhor qualidade de vida, praticidade nas atividades cotidianas e um grande ganho de tempo para realização de outras atividades, sendo assim a ​Internet tornou-se parte fundamental da sociedade. É provável que no futuro a rede e os computadores sejam invisíveis. Estarão tão integrados ao dia a dia das pessoas, disfarçados nos objetos do cotidiano, que serão quase imperceptíveis (MOREIRAS, 2014). 

 

Referências

LIMA, Welton Dias. (2017) “A Internet das Coisas”. TECNOLOGIAS EM PROJEÇÃO, v. 8, n. 2, p. 67-78.

Mônica Mancini, Mônica Mancini (13 de fevereiro de 2017). ​«Internet das Coisas: História, Conceitos, Aplicações e Desafios»​. PMI São Paulo. ​Acessado em 10 de junho de 2018.

MATTAR, João. YouTube na educação: o uso de vídeos em EaD. ​São Paulo: Universidade Anhembi Morumbi, 2009.

SRISHTI DEORAS, SRISHTI DEORAS (5 de agosto de 2016). «Primeiro dispositivo IoT - "The Internet Toaster"». http://iotindiamag.com.

SWATI KASHYAP, ANALYTICS VIDHYA (26 de agosto de 2016). 10 Real World Applications of Internet Of Things.

https://www.analyticsvidhya.com/blog/2016/08/10-youtube-videos-explaining-the-real-world-applications-of-internet-of-things-iot/

STEPHANIE GALLINA, PERFICIENT (14 de dezembro de 2017). IoT Shaking Up the Automotive Industry: 5 Real-World Examples.

https://blogs.perficient.com/2017/12/14/iot-shaking-up-the-automotive-industry-5-real-world-examples/

RITESH MEHTA, CUSTOMER THINK (5 de maio de 2018). Five Ways the Internet of Things is Changing for Education and Learning.

http://customerthink.com/five-ways-the-internet-of-things-is-changing-for-education-and-learning/

MACIEJ KRANZ, VICE-PRESIDENT, STRATEGIC INNOVATION, CISCO SYSTEMS INC (11 de janeiro de 2018). 6 ways the Internet of Things is improving our lives. https://www.weforum.org/agenda/2018/01/6-ways-the-internet-of-things-is-improving-our-lives/

Downloads

Publicado

01-12-2018

Como Citar

O impacto ​da ​internet das coisas​ na ​educação . (2018). Semana De Tecnologia Da Informação Do IFPR Campus Paranavaí, 1(1). https://tecnoif.com.br/periodicos/index.php/setif/article/view/228

Artigos Semelhantes

11-20 de 67

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)