A Epopeia de Gilgamesh: A Batalha Contra Gilgamesh – desenvolvimento de um jogo RPG para ensino de história

Autores

  • Wanderley A. Teixeira Jr. Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Paranavaí Autor
  • Kauã B. T. C. Silva Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Paranavaí Autor
  • Frank W. C. Oliveira Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Paranavaí Autor
  • Felipe L. G. Figueira Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Paranavaí Autor
  • Eduardo H. M. Cruz Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Paranavaí Autor
  • Linnyer B. R. Aylon Universidade Estadual de Maringá (UEM) Autor

Palavras-chave:

Jogos, Uso de aplicativos como instrumento, Desenvolvimento de Software

Resumo

Este projeto propõe o desenvolvimento de um jogo digital educativo
que una aprendizagem e entretenimento de forma sutil e envolvente, inspirado na Epopeia de Gilgamesh. A proposta visa superar limitações de jogos didáticos tradicionais, oferecendo uma experiência imersiva que estimule habilidades cognitivas e a motivação dos estudantes. O RPG foi experimentado em uma aula de História, permitindo avaliar seu potencial como recurso pedagógico inovador.

Referências

[Godot Engine contributors 2025] Godot Engine contributors (2025). Godot Engine. Acesso em: 17 ago. 2025.

[Kishimoto 2008] Kishimoto, T. M., editor (2008). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. Cortez, São Paulo, 11 edition.

[Lemos et al. 2020] Lemos, E., Conceição, M., Nunes, F., Medina, R., and Bernardi, G. (2020). Ad-rpg: Elicitando requisitos na idade média utilizando um jogo educacional. In Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 1763–1772, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

[Marcos Alves Vieira and Carvalho 2015] Marcos Alves Vieira, Ernesto Fonseca Veiga, C. R. d. S. J. and Carvalho, S. T. (2015). PeQuiz: jogo educacional como ferramenta para o ensino de Historia e Geografia do Estado de Goiás. PhD thesis, Instituto de Informatica – Universidade Federal de Goiás (UFG).

[Papert 1994] Papert, S. (1994). The Children’s Machine: Rethinking School in the Age of the Computer. Basic Books, New York.

[Paulo Eduardo Battistella and von Wangenheim 2016] Paulo Eduardo Battistella, A. S. d. C. and von Wangenheim, C. G. (2016). Scrum-scape: Jogo educacional de role-playing game (rpg) para ensinar scrum. XXVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2016).

[Prensky 2001] Prensky, M. (2001). Digital natives, digital immigrants. On the Horizon,

9(5):1–6.

[Rodrigues 2022] Rodrigues, L. A. L. (2022). Retrivium: Um jogo rpg digital para aulas de história. Trabalho de Conclusão de Curso - Instituto Federal do Espírito Santo.

[Schwaber and Sutherland 2020] Schwaber, K. and Sutherland, J. (2020). The Scrum Guide: The Definitive Guide to Scrum: The Rules of the Game. Scrum.org.

[SDL2 Development Team 2025] SDL2 Development Team (2025). Simple DirectMedia Layer 2.0 (SDL2). Acesso em: 17 ago. 2025.

[Silva et al. 2024] Silva, K. B. T. C., Silva, B. B. T. C., Barros, T. S. M., Teixeira Jr., W. A., Oliveira, F. W. C., Cruz, E. H. M., and Aylon, L. B. R. (2024). Desenvolvimento de um jogo real voltado à educação: A epopeia de gilgamesh: o nascimento de enkidu. In Anais da XI Semana de Tecnologia da Informação (SETIF), Paranavaí, Brasil. Instituto Federal do Paraná – Campus Paranavaí.

Downloads

Publicado

07-11-2025

Como Citar

A Epopeia de Gilgamesh: A Batalha Contra Gilgamesh – desenvolvimento de um jogo RPG para ensino de história. (2025). Semana De Tecnologia Da Informação Do IFPR Campus Paranavaí, 1(1). https://tecnoif.com.br/periodicos/index.php/setif/article/view/118

Artigos Semelhantes

11-20 de 76

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)