Validação de um módulo de aquisição automático de dados para aplicações em trocadores de calor
Palavras-chave:
Instrumentação, Trocador de Calor, Arduino, Aquisição e Armazenamento de DadosResumo
Sistemas de troca de calor são muito utilizados nas indústrias para reaproveitar a energia em forma de calor entre processos distintos, transferindo calor de uma fonte quente para um processo que precisa de aquecimento, reduzindo assim a necessidade de um número alto de caldeiras, fornos e sistemas de refrigeração em uma planta, o que acarreta também em uma redução dos custos de operação. Devido a sua importância em plantas industriais é imprescindível que os alunos de engenharia química entendam sua operação por completo. Sendo assim, este artigo apresenta os testes de validação e os resultados de um módulo de aquisição automático de dados, desenvolvido com o intuito de suprir a necessidade de melhoria da interação dos alunos com as atividades práticas em sistemas de trocas de calor.
Referências
ARAÚJO, E.C.C. “Trocadores de Calor”. São Carlos: EdUFSCar, 2010, 108p. – Série Apontamentos.
BEJAN, Adrian; KRAUS, Allan D. Heat transfer handbook. John Wiley & Sons, 2003.
DE CAMPOS, Mario Cesar M. Massa; TEIXEIRA, Herbert CG. Controles típicos de equipamentos e processos industriais. Edgard Blücher, 2006.
KREITH, Frank; MANGLIK, Raj M.; BOHN, Mark S. Principles of heat transfer. Cengage learning, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre os trabalhos publicados nesta revista, concedendo à SIMPROIN o direito de primeira publicação. O conteúdo está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0), que permite copiar, redistribuir, remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, inclusive comercial, desde que seja atribuída a autoria e feita referência à publicação original nesta revista.
Os autores concordam que qualquer reutilização de seu trabalho por terceiros deve incluir o nome dos autores, o título do artigo, o nome da revista, o DOI (quando disponível) e o link para a licença.
É permitido e incentivado que os autores disponibilizem a versão publicada do trabalho em repositórios institucionais, sites pessoais ou redes acadêmicas imediatamente após a publicação, com menção à publicação inicial nesta revista.