Relato de Experiência no Desenvolvimento do DivulgaIF - Utilizando a Metodologia Scrum
Palavras-chave:
Scrum / Metodologia Ágil, Desenvolvimento Web, Desenvolvimento de Software, Projeto Acadêmico, DivulgaIF, IFPR, Open sourceResumo
O artigo apresenta o relato de experiência do desenvolvimento do DivulgaIF, uma plataforma web criada pelo Instituto Federal do Paraná - Campus Paranavaí para organizar e divulgar sua produção acadêmica diversificada, incluindo trabalhos de conclusão de curso, projetos de extensão e relatórios técnicos. O projeto foi desenvolvido por uma equipe de cinco estudantes do 3º ano de Engenharia de Software nas disciplinas de Projeto Integrador e Construção de Software. A plataforma contempla três módulos principais: módulo do aluno para submissão de trabalhos, módulo do docente para aprovação e publicação, e módulo do visitante com biblioteca digital pública.
Referências
Anderson, D. J. (2015). Kanban: sucesso evolutivo com o m´etodo ´agil. Casa do C odigo, S˜ao Paulo.
Chacon, S. and Straub, B. (2014). Pro git. Apress@.
Schwaber, K. and Sutherland, J. (2020). O Guia do Scrum: O guia definitivo para o Scrum: As regras do jogo. Scrum.org. Acesso em set. 2025.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Andrey Vinicius Jodar, Artur Flacon Zanqueta, Igor Felipe Monteiro de Souza, Mateus Stainer Rakoski, Eduardo Ceciliato Santos, Frank Willian Cardoso de Oliveira, Marcelo Figueiredo Terenciani (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre os trabalhos publicados nesta revista, concedendo à SETIF o direito de primeira publicação. O conteúdo está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0), que permite copiar, redistribuir, remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, inclusive comercial, desde que seja atribuída a autoria e feita referência à publicação original nesta revista.
Os autores concordam que qualquer reutilização de seu trabalho por terceiros deve incluir o nome dos autores, o título do artigo, o nome da revista, o DOI (quando disponível) e o link para a licença.
É permitido e incentivado que os autores disponibilizem a versão publicada do trabalho em repositórios institucionais, sites pessoais ou redes acadêmicas imediatamente após a publicação, com menção à publicação inicial nesta revista.