Caça ao elemento químico

o uso de QR codes como ferramenta para trabalhar conceitos da tabela periódica

Authors

  • Tatyane Fernandes Author
  • Alexandre Avincola Author
  • Ana Carolina A. T. Bialetzki Author

Keywords:

qr code, elemento químico, tabela periódica

Abstract

Este artigo descreve uma atividade de aplicação de tecnologias da informação e comunicação em uma turma de primeiro ano do ensino médio num curso técnico de informática. Elaborou-se um jogo sobre a tabela periódica, num formato de caça ao tesouro, utilizando QR codes como ferramenta. O uso do celular como material didático mostrou-se eficiente como motivação para os estudantes, que se interessaram tanto pelo jogo, quanto pelo conteúdo, relatando terem complementado os conhecimentos adquiridos nas aulas referentes ao conteúdo de tabela periódica, conseguindo aplica-los de maneira adequada após esta atividade.

References

Cunha, M.B. Jogos no ensino de química: considerações teóricas para sua utilização em sala de aula. Química Nova na Escola, v. 34, n. 2, p. 92-98, 2012

Moura, A. M. C. Apropriação do Telemóvel como Ferramenta de Mediação em Mobile Learning: Estudos de Caso em Contexto Educativo. Tese de Doutoramento em Ciênciasda Educação, na Especialidade de Tecnologia Educativa Braga: Universidade do Minho. Instituto de Educação. 2011.

Rheingold, H. Smart Mobs. The next social revolution. Cambridge, MA: Perseus Publishing. 2003.

Savi, R., Wangenheim, C. G. V. e Ulbricht, V. Proposta de um Modelo de Avaliação de Jogos Educacionais. Revista Novas Tecnologias na Educação. V. 8, n. 3. 2010.

Sharples, M., Arnedillo S. I., Milrad, M., Vavoula, G. Mobile Learning: small devices, big issues, In: Technology-Enhanced Learning: principles and products, Netherlands: Springer, p. 233-249. 2009.

Warschauer, M. Technology and Social Inclusion. Rethinking the Digital Divide. Cambridge: The MIT Press. 2003.

Published

2018-12-12

How to Cite

Caça ao elemento químico: o uso de QR codes como ferramenta para trabalhar conceitos da tabela periódica. (2018). Information Technology Week, 1(1). https://tecnoif.com.br/periodicos/index.php/setif/article/view/37