Caça ao elemento químico
o uso de QR codes como ferramenta para trabalhar conceitos da tabela periódica
Keywords:
qr code, elemento químico, tabela periódicaAbstract
Este artigo descreve uma atividade de aplicação de tecnologias da informação e comunicação em uma turma de primeiro ano do ensino médio num curso técnico de informática. Elaborou-se um jogo sobre a tabela periódica, num formato de caça ao tesouro, utilizando QR codes como ferramenta. O uso do celular como material didático mostrou-se eficiente como motivação para os estudantes, que se interessaram tanto pelo jogo, quanto pelo conteúdo, relatando terem complementado os conhecimentos adquiridos nas aulas referentes ao conteúdo de tabela periódica, conseguindo aplica-los de maneira adequada após esta atividade.
References
Cunha, M.B. Jogos no ensino de química: considerações teóricas para sua utilização em sala de aula. Química Nova na Escola, v. 34, n. 2, p. 92-98, 2012
Moura, A. M. C. Apropriação do Telemóvel como Ferramenta de Mediação em Mobile Learning: Estudos de Caso em Contexto Educativo. Tese de Doutoramento em Ciênciasda Educação, na Especialidade de Tecnologia Educativa Braga: Universidade do Minho. Instituto de Educação. 2011.
Rheingold, H. Smart Mobs. The next social revolution. Cambridge, MA: Perseus Publishing. 2003.
Savi, R., Wangenheim, C. G. V. e Ulbricht, V. Proposta de um Modelo de Avaliação de Jogos Educacionais. Revista Novas Tecnologias na Educação. V. 8, n. 3. 2010.
Sharples, M., Arnedillo S. I., Milrad, M., Vavoula, G. Mobile Learning: small devices, big issues, In: Technology-Enhanced Learning: principles and products, Netherlands: Springer, p. 233-249. 2009.
Warschauer, M. Technology and Social Inclusion. Rethinking the Digital Divide. Cambridge: The MIT Press. 2003.
Downloads
Published
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre os trabalhos publicados nesta revista, concedendo à SETIF o direito de primeira publicação. O conteúdo está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0), que permite copiar, redistribuir, remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, inclusive comercial, desde que seja atribuída a autoria e feita referência à publicação original nesta revista.
Os autores concordam que qualquer reutilização de seu trabalho por terceiros deve incluir o nome dos autores, o título do artigo, o nome da revista, o DOI (quando disponível) e o link para a licença.
É permitido e incentivado que os autores disponibilizem a versão publicada do trabalho em repositórios institucionais, sites pessoais ou redes acadêmicas imediatamente após a publicação, com menção à publicação inicial nesta revista.