Percepções Acadêmicas Sobre o Uso da Inteligência Artificial e Originalidade em Trabalhos Acadêmicos
Palavras-chave:
Inteligência Artificial (IA), Trabalhos AcadêmicosResumo
Este estudo aborda a relação entre inteligência artificial (IA) e ética humana, com foco no impacto do uso de IA em trabalhos acadêmicos. A pesquisa buscou analisar as percepções e práticas de estudantes e professores do IFPR-Campus Paranavaí, investigando questões de originalidade e autoria. De caráter exploratório e abordagem qualitativa, utilizou revisão bibliográfica sobre "IA e ética humana" e entrevistas como instrumentos de coleta de dados. Os resultados indicam preocupações com o uso consciente da IA, destacando sua contribuição para a eficiência acadêmica, mas também os riscos à originalidade. Ressalta-se a importância de aspectos pessoais e do esforço intelectual na produção de trabalhos acadêmicos.
Referências
Araujo, M. (2016). O uso de inteligência artificial para a geração automatizada de textos acadêmicos: plágio ou meta-autoria? LOGEION: Filosofia da Informação, 3(1):89–107.
Bardin, L. (2004). Análise de conteúdo. Edições 70, Lisboa.
de Oliveira Figueiredo, L., Lopes, A. M. Z., Validorio, V. C., and Mussio, S. C. (2023). Desafios e impactos do uso da inteligência artificial na educação. Educação Online, 18(44):e18234408–e18234408.
Franco, M. (2024). Qual é o papel da Ética na Ética da inteligência artificial? Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia, 15(39):276–299.
IBM - Brasil (2024). O que é inteligência artificial (IA)? Acesso em: 30 jun. 2024.
Sá, M. L. D. (2023). Riscos na geração de conteúdo através da inteligência artificial generativa à luz dos institutos do direito à imagem, direito autoral e proteção de dados no regime civil brasileiro de 2002. Repositório Institucional da UFPB - Campus I - Centro de Ciências Jurídicas (CCJ).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre os trabalhos publicados nesta revista, concedendo à SETIF o direito de primeira publicação. O conteúdo está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0), que permite copiar, redistribuir, remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, inclusive comercial, desde que seja atribuída a autoria e feita referência à publicação original nesta revista.
Os autores concordam que qualquer reutilização de seu trabalho por terceiros deve incluir o nome dos autores, o título do artigo, o nome da revista, o DOI (quando disponível) e o link para a licença.
É permitido e incentivado que os autores disponibilizem a versão publicada do trabalho em repositórios institucionais, sites pessoais ou redes acadêmicas imediatamente após a publicação, com menção à publicação inicial nesta revista.