ESTUDO DE CASO
Implementação do Uso de Telefonia VoIP e Viabilidade de Redução de Gastos Públicos
Palavras-chave:
VoIP, Gestão PúblicaResumo
Este trabalho é um estudo de caso sobre a implementação de telefonia VoIP na prefeitura de Paiçandu, PR, visando reduzir custos públicos de comunicação. A pesquisa explorou a evolução das telecomunicações, destacando o VoIP e suas vantagens em comparação à telefonia tradicional. O foco foi avaliar o uso do VoIP como alternativa à administração convencional, analisando a redução de custos e a melhoria da eficiência. Foi proposto um plano de numeração integrado à infraestrutura existente. A fundamentação discutiu a evolução das telecomunicações, desde a invenção do telefone até o VoIP, explicando tecnologias como o Asterisk. A implementação utilizou o Asterisk e o VirtualBox, com aplicação de questionários aos funcionários. Houve uma redução significativa nos custos, de R$ 198 mil anuais para R$ 40 mil, e uma melhoria na comunicação interna. Concluiu-se que o VoIP foi uma solução viável para modernizar as comunicações em instituições públicas, sendo recomendada a continuidade e expansão do sistema.
Referências
Alencar, M. S. D. (2002). Telefonia Digital. Érica, São Paulo, 4ª edition.
Barradas, O. C. M. (1995). Você e as telecomunicações. Interciência, Rio de Janeiro.
Boylaud, O. and Nicoletti, G. (2000). Regulation, market structure and performance in telecommunications. Working Paper 237, OECD Economics Department. Acesso em: 8 nov. 2024.
Carvalho, C. H. R. d. (2024). Custeio e tarifação dos serviços públicos urbanos essenciais: análise comparativa. Ipea, Brasília, DF.
Ferreira, L. C. B.-P. (1997). A Reforma do Estado dos Anos 90: Lógica e Mecanismos de Controle. Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado, Brasília.
Gemelli, A. (2019). Implementação e utilização de telefonia VoIP na empresa comercial Pato Branco Ltda. Acesso em: 15 jun. 2024.
López, J. G. and Montoya, F. G. (2008). VoIP y ASTERISK: Redescubriendo la telefonía. Ra-Ma Editorial, Madrid.
Maia, L. P. (2013). Arquitetura de redes de computadores. Editora LTC, Barueri.
Melo, M. C. S. (2008). Trajetória tecnológica do setor de telecomunicações no Brasil: a tecnologia VoIP. Dissertação (Mestrado em Economia), Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Economia, Florianópolis.
Oliveira, S. d., Júnior, C. J. C., and Loureiro, A. A. (2001). Telefonia IP para ambientes móveis usáveis. In Anais – XIX SBRC. Acesso em: 17 jul. 2024.
Pampanelli, G. A. (2004). A evolução do telefone e uma nova forma de sociabilidade: o flash mob. Revista Razón y Palabra, (41). Acesso em: 14 jun. 2024.
Pinheiro, A. A. (2007). Um estudo do tráfego na transmissão de voz em redes IP associada com mecanismos de segurança. Acesso em: 8 nov. 2024.
Roberts, L. G. (1978). The evolution of packet switching. Proceedings of the IEEE, 66(11):1307–1313. Acesso em: 30 abr. 2024.
Silva, C. S. d. (2021). Análise financeira para adoção de um sistema de telefonia VoIP: estudo de caso da Secretaria de Economia do Distrito Federal. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia), Universidade de Brasília, Brasília. Acesso em: 20 jul. 2024.
Silveira, I. F. (2017). Redes de Computadores I.
Teixeira, R. d. A. and Toyoshima, S. H. (2003). Evolução das telecomunicações no Brasil, 1950–2001: o caso da telefonia. Revista Econômica do Nordeste, 34(1):150–178.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre os trabalhos publicados nesta revista, concedendo à SETIF o direito de primeira publicação. O conteúdo está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0), que permite copiar, redistribuir, remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, inclusive comercial, desde que seja atribuída a autoria e feita referência à publicação original nesta revista.
Os autores concordam que qualquer reutilização de seu trabalho por terceiros deve incluir o nome dos autores, o título do artigo, o nome da revista, o DOI (quando disponível) e o link para a licença.
É permitido e incentivado que os autores disponibilizem a versão publicada do trabalho em repositórios institucionais, sites pessoais ou redes acadêmicas imediatamente após a publicação, com menção à publicação inicial nesta revista.