Explorando Algoritmos no Ar: Programação de Drones Estudantis como Ferramenta Didática
Palavras-chave:
Drones, Algoritmos, ProgramaçãoResumo
Este artigo investiga o uso de drones programáveis, em especial o Tello EDU, como recurso didático para o ensino de algoritmos e estruturas de dados. A proposta integra conceitos abstratos da disciplina (sequência, decisão, repetição e funções) a atividades práticas de voo, aproximando teoria e aplicação. Foram utilizados ambientes de simulação em blocos e em Python, além de bibliotecas como DroneBlocksTelloSimulator e DJITelloPy para experimentações reais. Os resultados esperados incluem maior engajamento e, compreensão de conceitos teóricos e práticos, e desenvolvimento de pensamento computacional.
Referências
Bai, O., Chu, H., Liu, H., and Hui, G. (2021). Drones in education: A critical review. Turkish Journal of Computer and Mathematics Education, 12(11):1722–1727.
Baldwin, D. (2024). Droneblockstellosimulator. https://pypi.org/project/
DroneBlocksTelloSimulator/. Version 0.0.8. PyPI package. MIT License. Maintainer: DroneBlocks.
Escote, D. F. (2023). Djitellopy: Dji tello drone python interface using the official tello sdk. https://github.com/damiafuentes/DJITelloPy. Acessado em 23/09/2025.
Ezra Fielding, V. K. (2019). easytello: An easy to use library to support dji tello scripting in python 3. https://github.com/ezrafielding/easyTello. Acessado em 23/09/2025.
Gasmi, K. and Cherfaoui, Y. (2023). Using the tello edu drone for educational purposes. Master thesis in telecommunication systems and networking, Ecole Nationale Superieure des Technologies Avancées (ENSTA), Algiers, Algeria. Department: Génie ´Électrique et Informatique Industrielle (GEII).
Hanyazou (2018). Tellopy: Dji tello drone controller python package. https:
//github.com/hanyazou/TelloPy. Acessado em 23/09/2025.
Ng, W. S. and Cheng, G. (2019). Integrating drone technology in stem education: A case study to assess teachers’readiness and training needs. Issues in Informing Science & Information Technology, 16.
Pergantis, P. and Drigas, A. (2024). The effect of drones in the educational process: A systematic review. Education Sciences, 14(6):665.
Sattar, F. and Nawaz, M. (2023). Developing computational thinking in stem education with drones. In 2023 IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON), pages 1–5. IEEE
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Ayslan Possebom, Rafael H. D. Zottesso, Késsia R. C. Marchi, Daniela E. Flôr (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre os trabalhos publicados nesta revista, concedendo à SETIF o direito de primeira publicação. O conteúdo está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0), que permite copiar, redistribuir, remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, inclusive comercial, desde que seja atribuída a autoria e feita referência à publicação original nesta revista.
Os autores concordam que qualquer reutilização de seu trabalho por terceiros deve incluir o nome dos autores, o título do artigo, o nome da revista, o DOI (quando disponível) e o link para a licença.
É permitido e incentivado que os autores disponibilizem a versão publicada do trabalho em repositórios institucionais, sites pessoais ou redes acadêmicas imediatamente após a publicação, com menção à publicação inicial nesta revista.