Detec desenvolvimento de projetos técnicos assistidos por computador

Authors

  • Ana Maria Denardi¹ Author
  • Anderson Rodrigo Piccini¹ Author

Keywords:

Desenho Técnico, esenho Assistido por computado, Espiral de aprendizagem, Projeto de extensão

Abstract

O estágio de desenvolvimento global somado ao acelerado surgimento de novas tecnologias tem como resultado uma sofisticação na produção de bens e serviços. Essa produção então, passa a exigir um Desenho que evolua no mesmo compasso, sendo a computação gráfica a melhor tradução disso. Este artigo tem por objetivo mostrar o projeto de extensão intitulado Detec: desenvolvimento de projetos técnicos assistidos por computador. O principal objetivo do Detec é instrumentalizar os participantes a atuarem na elaboração de projetos técnicos referenciados pelas normas técnicas pertinentes e manipulados por recursos da linguagem gráfica do desenho assistido por computador, despertando o raciocínio lógico, crítico e criativo de cada indivíduo. Ainda em andamento, este projeto é desenvolvido através da metodologia da espiral da aprendizagem cuja estratégia tem como foco a reestruturação da memória, a neuroplasticidade e consequente consolidação da memória. Inicialmente, o público alvo são os alunos do primeiro e segundo ano da Engenharia Elétrica do Campus Paranavaí. Como primeiros resultados, a implantação do Detec tem se mostrado positivo no sentido de possibilitar a melhor compreensão e consequentemente maior facilidade na aprendizagem do desenho técnico assistido por computador por parte do público alvo em questão.

References

GUERRA, L. Aprender com a Neurociência: espiral da aprendizagem é outro aspecto muito importante no contexto da aprendizagem, 2017. Disponível em: https://paineldeeducacao.com.br. Acesso em: 02 set. 2019.

KATO, R.T. Desenvolvimento de Projetos Mecânicos Industriais Utilizando Software CAD. Paranavaí: IFPR, 2017.

SILVA, A. H.; GOMES, L. C. A Teoria de aprendizagem de Bruner e o ensino de ciência. Arquivos do MUDI, v. 21, n. 03, p. 13-24, 2017.

SOUZA, A.C.; ROHLEDER, E.; SPECK, H.J.; SCHIEDT, J.A.; SILVA, J.C.; GÓMEZ, L.A. AutoCAD 2004: Guia Prático para desenhos em 2D. Florianópolis: EdUFSC, 2005.

Published

2019-12-10

Data Availability Statement

Dados disponíveis

How to Cite

Maria Denardi¹, A., & Rodrigo Piccini¹, A. (2019). Detec desenvolvimento de projetos técnicos assistidos por computador. Simpósio de Controle E Processos Industriais, 1(1). https://tecnoif.com.br/periodicos/index.php/simproin/article/view/396

Similar Articles

11-20 of 82

You may also start an advanced similarity search for this article.