Bioimpedância Elétrica: Uma revisão bibliográfica
Palavras-chave:
Bioimpedância, Engenharia Biomédica, Engenharia ElétricaResumo
A bioimpedância elétrica é uma temática de estudo da engenharia biomédica que teve origem na década de 40.Atualmente, pode ser definida como a oposição de um meio biológico à passagem de corrente elétrica. Os exames consistem na aplicação de uma corrente alternada de baixa amplitude no corpo humano através de eletrodos dispostos em locais específicos,visando determinar sua impedância elétrica por meio de um monitor de bioimpedância. Apartir desse dado, juntamente com a altura,peso, sexo e idade é possível por meio deequacionamento matemático determinardiversas características fisiológicas doindivíduo, dentre elas quantidade de massamagra, tecido adiposo e hidratação. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo realizar uma revisão de caráter bibliográfico acerca dos principais aspectos relacionados à bioimpedância elétrica, visto que consiste em um método não invasivo eficiente para avaliação da composição corporal.
Referências
DAMIANI, Bruna Bronhara. Estimativa da composição corporal por impedância elétrica vetorial através de modelos fuzzy.2014. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo. Disponível em:<http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6132/tde-17072014-104356/en.php >.
EICKEMBERG, Michaela et al. Bioimpedância elétrica e sua aplicação em avaliação nutricional. Revista de Nutrição, v. 24, n. 6, p. 873-882, 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rn/v24n6/08v24n6.pdf >.
SÁNCHEZ-IGLESIAS, Andrés et al. Fundamentos eléctricos de la bioimpedancia. Nefrología (Madrid), v. 32,n. 2, p. 133-135, 2012. Disponível em:<http://scielo.isciii.es/pdf/nefrologia/v32n2/editorial.pdf >.
MIALICH, Mirele Savegnago. Proposta de novo Índice de Massa Corporal (IMC)corrigido por massa gorda através do uso da bioimpedância. 2009. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/17/17138/tde-02062010-144324/en.php >.
SILVA, Marcelo Mariano da et al. Bioimpedância elétrica para avaliação da composição corporal: uma proposta didático-experimental para estudantes da área da saúde. Revista Brasileira de Ensino De Física, v. 41, n. 2, 2019.SONCINI, Alessandro Zittlau; RAMLOW, Ricardo Duarte. Estimativa de massa corporal por bioimpedância elétrica. Curitiba, 2009.
Downloads
Publicado
Declaração de Disponibilidade de Dados
Dados disponíveisEdição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre os trabalhos publicados nesta revista, concedendo à SIMPROIN o direito de primeira publicação. O conteúdo está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0), que permite copiar, redistribuir, remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, inclusive comercial, desde que seja atribuída a autoria e feita referência à publicação original nesta revista.
Os autores concordam que qualquer reutilização de seu trabalho por terceiros deve incluir o nome dos autores, o título do artigo, o nome da revista, o DOI (quando disponível) e o link para a licença.
É permitido e incentivado que os autores disponibilizem a versão publicada do trabalho em repositórios institucionais, sites pessoais ou redes acadêmicas imediatamente após a publicação, com menção à publicação inicial nesta revista.